Minha meta

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Metabolismo!


Metabolismo. Entenda como ele funciona

Metabolismo são as várias transformações que as substâncias químicas passam no interior do organismo.
Ele é responsável por separar quais substâncias são nutricionais e quais são tóxicas para nosso corpo. O que é bom ou ruim.
Tendo em vista que cada organismo exige determinada quantidade de alimento para obter energia, é preciso atentar-se para que não se consuma muito carboidrato, gorduras e proteínas. Esses são os grandes vilões para quem deseja perder peso ou não ganhá-lo.
Em alguns casos, a demasiada ingestão deles torna-se prejudicial, aumentando o peso e colocando a saúde em risco.
Mas como foi dito anteriormente, o funcionamento do metabolismo depende da individualidade biológica, já que cada pessoa tem um ritmo metabólico diferente.
Quanto maior a quantidade de massa corporal sem gordura (conhecida como massa magra que abrange os ossos, músculos e vísceras), maior será a taxa metabólica. De forma simplificada significa: mais músculos, mais seu corpo irá gastar energia para realizar as necessidades vitais.
Em contrapartida se houver sobrepeso, mais lento será o metabolismo e a queima de energia.
Por isso, é importante controlar o consumo de alguns alimentos, e usufruir livremente de outros.
Entenda como fazer isso com as dicas abaixo.
Você Sabia?
  • Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna.
  • pimenta caiena (pimenta vermelha) acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulaçáo e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Além disso, ela tem a propriedade de retirar gorduras das artérias.
  • gengibre aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.
  • ômega 3 aumenta o metabolismo em 20% e também funciona como antiinflamatório e previne doenças cardiovasculares. Fonte de ômega 3: semente de linhaça.
  • chá verde reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Ele ainda diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.
Outra dica fácil de colocar em prática é tentar comer devagar durante as refeições e mastigar bem os alimentos. Tente dar preferência àqueles ricos em fibras como os grãos integrais, legumes, frutas e verduras. Por levarem mais tempo para serem digeridos, eles aceleram o metabolismo.
E se no meio da sua rotina conseguir inserir exercícios físicos leves, como a caminhada, isso ajudará na queima de energia te ajudando na perda de peso.

Um comentário:

  1. Ei!
    adorei as dicas! uso varios desses ingredientes pra aumentar meu metabolismo, pq ele é leeento!!!!
    bjos

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto!!