Minha meta

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dicas da Naná

Bom dia meus queridos!! Como vão vocês esta manhã?

Bom, eu estou bem. Ainda com algumas alterações de humor (ainda bem que eu pulo da euforia para a melancolia e não agressividade!). Nessas horas nada melhor do que jogar o jogo do contente da Polyanna! Alguém se lembra desse milagroso jogo inventado numa série de livros denominados Polyanna? 

1ª Dica: brincar de Polyanna

Breve relato sobre Polyanna:

Foi no ano de 1912 que a escritora americana Eleanor Hodman Porter lançou a novela intitulada Polyanna. A repercussão, na época, no mundo inteiro foi de uma impressionante onda de esperança, entusiasmo e otimismo.
A novela relata a história de uma menina, órfã de mãe, cujo pai encomenda para o natal uma boneca que ela estava pedindo há muito tempo.
Quando chegou a encomenda, contudo, para grande decepção da menina, o embrulho continha um par de muletas. Quando ela começa a chorar, o pai a consola dizendo que ela deve ficar contente. Contente por que? Desabafa ela. Eu pedi uma boneca e ganhei um par de muletas. Pois fique contente por não precisar delas.
A partir daí, o pai, muito sábio, estabelece o que ele chamaria o jogo do contente.
Assim, quando ele morre e Polyanna é entregue aos cuidados de uma tia amarga, carrancuda, exigente, em vez de sofrer com as maldades que ela lhe apronta, Polyanna encontra em tudo um motivo para ser feliz.
O quarto é muito pequeno? Ótimo, assim ela o limpará bem mais depressa.
Não existem quadros na parede, como havia em sua casa? Que bom, assim ela poderá abrir a janela e olhar os quadros da natureza, ao vivo.
Não tem um espelho? Excelente, assim nem verá as sardas do seu rosto.
Mais tarde, ela acabará conquistando para o jogo do contente a empregada e a própria tia, austera e má.

Pois bem, eu sei que meus motivos para essa variação de humor têm nome, mas sei bem que não tenho jogado o jogo do contente com muito entusiasmo nos últimos meses. Isso tem refletido na minha perda (ou melhor - não perda) de peso.

Bom, mas acho que tudo tem seu inicio e seu fim... e temos 365 dias em um único ano de nossa vida para ter quantas variações de humor precisarmos ter para suportar alguns inconvenientes da vida. E os 365 dias se transformam em anos e espero que cada um deles sejam vividos com toda a verdade e completude.

Ontem mesmo estava comentando na academia sobre a importância de datas comemorativas. Vocês já param para pensar nisso? Quer milagre maior que um 31 de dezembro pode realizar na vida da gente? Um simples dias (igual a todos os outros) que separa um ano do outro e renova nossas energias e esperanças. Um dia de aniversário (quer coisa mais estranhar do que envelhecer?), ele nos lembra o milagre da vida e nos faz recordar coisas já vividas e esperar por anos que ainda virão somar em nossa história.

Eu amo viver. Amo minha vida. Amo meu trabalho. Amo minha família. Amo meus amigos. Amo tudo o que tenho, tudo o que sou e o que viver a ser. Mas nem por isso eu deixo de sentir raiva, dor, melancolia... porque além de tudo o que eu amo, ainda existem situações na nossa vida que nos levam a frustração, decepção, inveja, egoísmo, e tantos outros sentimentos negativos que carregamos conosco.

Acho que a vida sempre nos oferecerá escolhas. E essas escolhas definiram seu humor ao longo do dia. Escolha ser feliz. Veja o lado bom das pessoas e das coisas. Tenha fé!

2ª Dica: Gelatina 

Bom, vocês perceberam pelo meu cardápio que esse item é novo.

Sim! Gelatina para acalmar a fome e suprir a necessidade de um sabor docinho.

A gelatina:

A gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Dos indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. Para ter uma idéia da importância da gelatina, ela possui nove tipos deles, faltando apenas o triptofano (precursor da serotonina), o neurotransmissor que nos deixa feliz.

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos. Ainda não está convencido do poder da gelatina? Então dá uma olhadinha nos detalhes abaixo.

Por que ela faz bem?
Por ser principal fonte de colágeno substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões , a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose. Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante. O ideal é ingerir dois potes por dia ou bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. Pronto, sua manutenção de colágeno está garantida!

Composição: 
A matéria-prima da gelatina é o colágeno, geralmente extraído da pele, tendões, ossos e cartilagens dos mamíferos. Embora os seres humanos sejam mamíferos, não se obtêm colágenos deles. Ideal nas dietas: Um dos benefícios dessa delícia é que ela é isenta de gordura. Das variadas marcas disponíveis no mercado, cada 100g fornecem 380 kcal, estas vindas praticamente dos carboidratos. A mesma quantidade, mas na versão diet , além de ser isenta de carboidratos, fornece aproximadamente 7 kcal, obtidas exclusivamente das proteínas. A diet é isenta de carboidratos. Por isso, se você está de regime opte sempre pela versão sem açúcar. No entanto, é interessante variar os sabores para não enjoar. Outra vantagem dessa delícia é que ela retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa saciada e hidratada por mais tempo. E ainda: dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelos intestinos.

Pele mais firme
Você já deve ter ouvido falar que, quando envelhecemos ou emagrecemos, nossa pele vai perdendo elasticidade e firmeza. Isso acontece por conta do enfraquecimento gradativo do colágeno, que exerce essa função estrutural de sustentação e preenchimento da pele. Com uma dieta rica em proteínas (lembre-se, gelatina é proteínas), atividade física e pouca exposição solar é possível melhorar a saúde, como fortalecer unhas, ter um cabelo brilhante e a pele mais saudável. No entanto, é importante salientar: não existem milagres na área da saúde! Ou seja, não basta consumir grande quantidade de gelatina diariamente sem mudar o estilo de vida precário. Portanto, não esperem pelo milagre da gelatina que não vai funcionar. 
Tem funcionado para mim, principalmente após as 18h00, já que tenho praticado me alimentar até as 19h00, utilizando assim a medicina Aiurvédica para ativar meu agni nos momentos certos.

É uma forma de complementar a alimentação e saciar a fome. E agora com tantos benefícios, acho que ela entra e não sai mais do meu cardápio.

3ª Dica: Anotar e somar os pontos ao logo do dia

Como vocês perceberam consegui cumprir minha meta de ponto nesta segunda e terça feira. Estou muito feliz. Isso se deve ao fato de que agora eu somo os pontos ao longo do dia e sempre deixo anotado quantos pontos ainda me restam para o restante do dia.

Ex: 

486 Pontos/dia

Treino 6h30
Carb up = 50
50 - 486 = 436

Café da manhã 8h30
Mamão 1 fatia = 20
Aveia + linhaça 1 col. sopa = 20
Pólen 1 col. café = 0
40 - 436 = 396

Assim eu não tenho que ficar parando para somar o que me sobra de pontos, sempre vou ter tudo calculado e ali na minha frente para não ter a desculpa que não somou os pontos e acabou ultrapassando o limite.

4ª Dica: Não sair com os amigos

Convenhamos... é muito bom ter vida social ativa e espetacular. Mas meus caros amigos, semana passada eu não parei um só dia (leia-se noite) em casa e acabei engordando. Essa semana eu não vou sair... e o resultado já esta aparecendo na balança.

O problema é: sair com os amigos e não beber...e não comer...
Então dê-se um tempo. Os amigos podem ir com você no cinema, por exemplo. Assim você fica longe das bebidas alcoólicas. E se o problema for a pipoca... vá ao cinema logo após uma das refeições principais... compre o ingresso e entre sem passar pela bomboniere .

Agora chega de dicas!!

Sejam felizes e pratiquem os seus sonhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!!