Minha meta

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Trecho do livro "Comprometida"


Estou finalizando o livro "Comprometida" da Elizabeth Gilbert, mesma autora do livro "Comer, Rezar, Amar", e achei que eis uma lição que valeria a pena ser compartilhada no blog.
Comprem o livro, é perfeito e cheio de verdade sobre relacionamento, comprometimento, amor, casamento.

Sejam felizes!!

Quando eu ia ao Brasil comprar pedras preciosas, costumava comprar um “pacote”. O pacote é um conjunto aleatórios de pedras reunido pelo mineiro, pelo atacadista ou por quem quer que esteja enrolando o comprador. Um pacote típico contém, sei lá, talvez umas vinte ou trinta águas-marinhas de uma vez. Supostamente, comprando assim, tudo junto, sai mais barato, mas é preciso tomar cuidado porque é claro que o camarada está querendo nos passar a perna. Está tentando se livrar de pedras ruins misturando-as com algumas que são realmente boas. “Então, quando comecei no negócio de jóias”, continuou Felipe, “costumava me dar mal, porque me empolgava demais com uma ou duas águas-marinhas perfeitas no pacote e não dava muita atenção ao lixo que vinha misturado. Depois de ser enganado várias vezes, acabei ficando esperto e aprendi: a gente tem que ignorar as pedras perfeitas. Nem olhe duas vezes, porque elas deixam a gente cego. Basta colocá-las de lado e olhar com atenção as pedras piores. Examine-as por um bom tempo e depois pergunte francamente a si mesmo: ‘Dá pra trabalhar com essas? Dá pra ganhar alguma coisa com elas?’ Se não, a gente acaba gastando um monte de dinheiro com uma ou duas águas-marinhas maravilhosas enterradas num montão de lixo inútil.
“Nos relacionamentos, acho que é a mesma coisa. Todo mundo se apaixona pelos aspectos mais perfeitos da personalidade do outro. Quem não se apaixonaria? Todo mundo consegue amar as partes maravilhosas do outro. Mas isso não é ser esperto. O truque esperto é o seguinte: dá pra aceitar os defeitos? Dá para olhar francamente os defeitos do parceiro e dizer: ‘Isso, dá pra contornar. Dá pra para ganhar alguma coisa?’ Porque o que é bom estará sempre ali e sempre será bonito e brilhante, mas o lixo que está por trás pode acabar com a gente.”



Do livro: Comprometida – Elizbeth Gilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!!