Minha meta

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Respire!!!


RESPIRAÇÃO EM FOCO (Auto-Controle) – #3 Treino

 por 
respira RESPIRAÇÃO EM FOCO (Auto Controle)   #3 Treino
Já teve algum dia na semana, que cedinho ao acordar seu corpo pedia por só mais “5 minutos debaixo das cobertas”?
Antes de encarar aquele dia frio e chuvoso, sua mente te lembrava que era preciso se apressar, pois tinha prazos e trabalhos a serem entregues, e eis que então, você é invadido por um misto de emoções, diversas delas, uma a favor do corpo dizendo que‘o que são 5 minutinhos mesmo, afinal de contas, você dormiu tão tarde ontem..’, outra a favor da mente dizendo “prazos, chefe, conta, dinheiro…”, outra tentando fazer o meio de campo, e outra…
Tudo isto acontecendo ao mesmo instante em um só lugar: VOCÊ!
Podemos levar este exemplo para diversos aspectos da vida: família, relacionamentos, emprego, a falta dele, etc. E então, perder o controle em uma hora dessas fica fácil. Contudo, contornar esta situação e tomar em suas mãos o controle, o seu controle é simples. Veja bem, eu disse ‘simples’, não disse ‘fácil’.
Simples, pois, a maioria das técnicas que você pode utilizar para que isto aconteça são simples e, existem diversas delas. Fácil. Hum, não é, nem tanto, pois, se fosse você, eu, todos nós já faríamos isto constantemente.
article 1078350 0225247D000005DC 259 468x679 206x300 RESPIRAÇÃO EM FOCO (Auto Controle)   #3 Treino  É fato que com o tempo e a prática, o esforço torna-se ameno, o caminho menor. Mas nada muda se não houver esforço e reconhecimento de seu trabalho. A idéia não é desanimar ninguém e sim, propor um plano de treinamento, assim como você tem seu plano para as corridas, para a malhação, ginástica, vamos  treinar em conjunto, corpo e mente.
Então vamos lá! Vamos falar um pouco de algumas técnicas que podem nos auxiliar no trabalho de auto-controle, auto-conhecimento (sem cair no conceito piegas desta expressão), auto-estima, e tantos outros ‘autos’.
O Início.
Hoje começaremos com um simples exercício respiratório, bem utilizado nas aulas de Hatha-Yoga.
Pense agora em uma situação que você tenha passado muita raiva, medo ou desespero. Perceba como ficou sua respiração.
Agora, mudamos o foco, deixe vir a sua mente a lembrança de um dia prazeroso em um lugar bacana e com as pessoas que você gosta. A sua respiração já não é mais a mesma, não é mesmo?
As emoções podem modificar nossa respiração e a respiração pode modificar nossas emoções e pensamentos. Então, é muito importante estar consciente da forma que está a pensar e respirar.
  • Sente bem confortável em uma cadeira  ou no chão de pernas cruzadas ou mesmo, deite-se apoiando bem as costas e os pés no chão. Colocando de forma leve uma mão sobre o umbigo e outra no peito. Reconheça a ordem e a forma que está a respirar.
  • Deixe que o ar entre e saia suave por suas narinas. Proponho agora que você ao inspirar deixe expandir primeiro a região abdominal, e mantendo esta parte expandida, você expande caixa torácica e depois peito. Para exalar, solte de cima para baixo: peito, caixa tórax e abdome. Uma parte depois da outra.
pag 174 223x300 RESPIRAÇÃO EM FOCO (Auto Controle)   #3 Treino  Reconheceu que está dominando a ordem da respiração? Mantenha sua atenção no tempo que utiliza para a entrada e para saída do ar. Ok, agora é hora de deixar a exalação, a saída do ar, mais lenta do que entrou, e se possível, no dobro do tempo que o ar entrou.
Pode parecer muito tolo isto, contudo, lembrar de fazer isto em um momento de grande estresse é muito esperto. Além de ajuda a tirar o foco do excesso e a diminuir o turbilhão de pensamentos, oxigena melhor suas células permitindo uma melhor qualidade para o trabalho de seu organismo para lidar com a situação.
Colocaremos mais uma fase. Neste caso, pessoas com pressão alta, problemas cardíacos, dores de cabeça, busquem evitar esta fase ou, fazê-la com tempo reduzido. Faremos uma pausa entre a inspiração e expiração. Todas as fases precisam ser feitas de forma a reconhecer limites confortáveis, sem gerar ansiedade ou falta de ar. Ok!?
  • Comece reservando 5 minutos de seu dia para fazer seu treino. Enquanto o faz, deixe sua atenção nele, caso venha pensamentos, emoções, problemas a tirar seu foco, não lute contra isto, busque não interagir. Lembre que onde colocamos nossa atenção, é ali que cresce. Com o tempo, aumente a freqüência do treino durante o dia, e aumente também o tempo de permanência nele.
Segue tabela de exemplos para seu treino. Faça conforme sua capacidade do momento.
FaseTempoTempoTempoTempoTempoTempo
Inspiração333366
Pausa pulmões cheio0036612
Expiração36661212
Pode parecer pouco, pequeno. Mas não são em montanha que tropeçamos, não é? Invista em você! São das coisas simples que estamos falando e, da grande capacidade de mudança que elas promovem.
Estude, investigue-se e bom treino!
renata 80 RESPIRAÇÃO EM FOCO (Auto Controle)   #3 Treino  Renata Leite Martins
Colaboradora Corpo em foco, Professora de Yoga e Personal Trainer.
Conheça mais o meu trabalho e meus contatos

Um comentário:

  1. Tempo é uma questão rara hoje em dia, e sei...
    Eu tb padeço desse mal...
    Mas dormir, ah não...
    Quando chega a minha hora de dormir, eu caio na cama messsssmo...
    Kakakakakakaka
    E aí a gente vai tentando administrar, né ??
    Fica firme, tenta dormir e se dê um tempinho, tá ??
    Beijocas

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto!!