Minha meta

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Muito importante!!



Recomendações da OMS Para Publicidade de Comidas e Bebidas Não Saudáveis Para Crianças
Saúde & Qualidade de Vida - Curiosidades

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um conjunto de recomendações para que se tenha uma ação global para reduzir os efeitos sobre a publicidade de alimentos e bebidas infantis ricos em gorduras saturadas, ácidos graxos trans, açúcares e sal.
O objetivo da OMS é diminuir números de casos de obesidade e de outras doenças crônicas não transmissíveis com fatores de risco ligados ao estilo de vida, como câncer, diabetes, doenças cardíacas e pulmonares.
RECOMENDAÇÃO 1
As campanhas publicitárias transmitidas pelas empresas as crianças menores de 12 anos devem possuir como objetivo a redução do impacto das informações vinculadas aos produtos ricos em gorduras saturadas, gorduras trans, açúcares e sal
RECOMENDAÇÃO 2
Visto que a eficácia da promoção de produtos depende da exposição e do poder da mensagem transmitida, o objetivo principal deve ser reduzir a exposição as crianças, assim como o impacto da promoção dos produtos alimentícios ricos em gorduras saturadas, gorduras trans, açúcares e sal.
RECOMENDAÇÃO 3
Além das empresas, para atingir os propósitos e objetivos das campanhas propostas, os Estados-Membros, países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), devem considerar métodos progressivos para o alcance da redução da promoção de alimentos para crianças ricos em gordura saturada, gorduras trans, açúcares ou sal.
RECOMENDAÇÃO 4
Os governos devem estabelecer objetivos claros das campanhas que permitam uma aplicação padronizada das medidas propostas. Sendo assim, irá facilitar a aplicação uniforme das metas, independentemente do setor encarregado. Ao estabelecer estas definições, os Estados-Membros devem identificar e abordar desafios nacionais, a fim de maximizar o impacto das campanhas.
RECOMENDAÇÃO 5
Deve se proibir em ambientes com grande concentração de crianças, como creches, escolas, locais de lazer, clínicas pediátricas e serviços de saúde da família, todas as formas de promoção de alimentos ricos em gordura saturadas, gorduras trans, açúcares ou sal.
RECOMENDAÇÃO 6
A formulação de campanhas e realização de medidas terão que começar com iniciativas do Governo, através de uma proposta multipla das partes interessadas, para a implementação, acompanhamento e avaliação. Ao definir o quadro da político nacional, os governos podem optar por atribuir funções à outras partes interessadas, sem o risco de prejudicar o interesse público e evitando conflitos de interesse.
RECOMENDAÇÃO 7
Considerando os recursos, benefícios e responsabilidades das partes envolvidas, os Estados-Membros devem considerar o método mais eficaz para reduzir a o impacto da promoção de alimentos ricos em gorduras saturadas, gorduras trans, açúcares ou sal para as crianças menores de 12 anos. O método escolhido deve ser definido com uma estrutura que atinja os objetivos propostos na campanha.
RECOMENDAÇÃO 8
Os Estados-Membros devem cooperar com medidas necessárias para reduzir o impacto da promoção dos alimentos ricos em gorduras saturadas, ácidos graxos trans, açúcares ou sal para crianças, visando maior impacto da medidas estabelecidas nas campanhas nacionais.
RECOMENDAÇÃO 9
O quadro dos regulamentos definidos deve especificar os mecanismos de aplicação e estabelecer sistemas para sua execução. Deve incluir as medidas de uma forma clara e, como uma alternativa, poderia incluir um sistema de coleta de reclamações.
RECOMENDAÇÃO 10
Todos os quadros dos regulamentos definidos devem incluir um sistema de monitoramento para garantir o cumprimento dos objetivos das campanhas nacionais, utilizando para isso indicadores definidos de forma clara.
RECOMENDAÇÃO 11
As medidas regulatórias também devem incluir um sistema para avaliar o impacto e a eficácia das campanhas de um modo geral, com base em indicadores claramente definidos.
RECOMENDAÇÃO 12
Encoraja-se aos Estados-Membros à coletar informações existentes sobre a natureza, extensão e efeitos de promoção de alimentos para crianças no país. É também incentivado o apoio na avaliação desta medida, principalmente as voltadas para implementar e avaliar campanhas para reduzir o impacto da promoção de alimentos ricos em gorduras saturadas, gorduras trans, açúcares ou sal sobre as crianças.
CONCLUSÃO
Visto a situação atual do público infantil em relação às crescentes complicações de saúde vinculadas à alimentação, é vital o estabelecimento e aplicação de campanhas nacionais para a regulamentação das campanhas publicitárias de produtos alimentícios ricos em gorduras saturadas, ácidos graxos trans, açúcares livres ou sal. Visando evitar a promoção exacerbada de produtos industrializados com essas características e os ambientes que os promovam para crianças menores de 12 anos. Sendo uma alternativa para viabilizar a melhora significativamente do panorama atual da saúde infantil.
Para ter acesso na íntegra a este documento,


Fonte: 

Cardápio do dia 31/01/2011

Café da manhã 7h30
Mamão 1 fatia média = 20
Aveia + linhaça 1 col. sopa = 20


Lanche 10h00
Maçã 1 unid. = 15


Almoço 12h00
Alface = Livre
Tomate = Livre
Rabanete = Livre
Cenoura 3 col. sopa = 15
Pontos preparo = 15
Arroz 3 col. sopa = 30
Feijão 3 col. sopa = 15
Hamburguer de soja 1 unid. = 21
Couve = Livre


Lanche 15h00
Maçã 1 unid. = 15


Lanche 18h00
Maçã 1 unid. = 15


Jantar 19h15
Pão sírio 1 unid. grande = 60
Rabanete = Livre
Cenoura 1 col. sopa = 5
Tomate = Livre
Hamburguer 1 unid. = 21
Queijo parmesão ralado 1 col. sopa = 15
Pontos preparo = 15
Calhada 1 col. sopa = 15
Couve = Livre


Total de pontos = 312







Luiz Fernando Veríssimo


BIG BROTHER BRASIL 
(Luiz Fernando Veríssimo) 
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A  décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que  recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?
São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..
Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.
Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.
E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ler a Bíblia, orar, meditar, passear com os filhos, ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.



Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.
Um abismo chama outro abismo.

Surpresa na balança...

Sabe quando você não consegue acreditar no que seus olhos estão vendo?
Você olha... olha de novo... desce da balança... sobe... olha novamente e pergunta pra farmacêutica: "Keila, essa balança esta certa???????" Ela responde: "Esta sim!!" E você se limita a dizer: "Que bom!!" E sai da farmácia com cara e coração incrédulos...
Foi assim que saí da farmácia agora cedo... com cara de incrédula... não acreditando no que meus olhos viam... eu nem iria postar nada hoje pela manhã... ia deixar pra postar na hora de postar o cardápio... mas EU NÃO ESTOU ACREDITANDO!!
Gente... eu subi na balança hoje e me deparei com um peso de 104 kg... redondo...!!!!!!!!!!!!!!
Fiquei pasma... surpresa e incrédula... o que pode ter acontecido?!! A única coisa que se passa pela minha cabeça foi que no fundo, do fundo, do fundo... é que eu não sei o que possa ter acontecido!!!
Estou feliz... mas incrédula!! Ou seja... nem parece que estou feliz kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bom, então, seja como for.... tenho que comemorar!!!

UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Primeira pesagem = 110,400
Segunda pesagem = 108,600
Terceira pesagem = 107,100
Quarta pesagem = 106,700
Quinta pesagem = 106,800
Sexta pesagem = 104,000

Total de quilos eliminados: 6,400 kg

Bom, agora é equilibrar a dieta para tirar 25 pontos!!!
Acho até que vou começar tirando o iogurte pela manha... - 20 pontos... e os outros 5 pontos... já sei... diminuindo uma colher de legume da 2ª tabela de vegetais!!! Pronto, resolvido!!! Ai não mexo muito nas refeições principais... então pessoas... hoje começa minha nova saga....

Meta do dia 320 pontos!!!!

Um forte abraço da vitória em todas vocês... obrigada pelo apoio, sem vocês... eu não teria chegado até aqui!

Beijo
 

domingo, 30 de janeiro de 2011

Esta chegando do dia!!

Primeiro mês da dieta!! Na verdade esse primeiro ciclo fechou no dia 26/01... mas como eu estava alienada... acabei me esquecendo de fazer a pesagem no dia certo para fechar o balanço mensal... 
Agora é aguardar amanhã... e ver o resultado da semana... 
Estou ansiosa... porque foi mais uma semana cheia de pequenos deslizes... acabei não fechando a meta de pontos/dia proposta pela dieta... isso é ruim... e para piorar não iniciei nenhuma atividade física... estou com preguiça e fico arrumando cada desculpa esfarrapada...
Andar de manhã não é muito a minha praia... mas parece que vai ser o jeito... tem chovido quase todas as tardes... então o negócio é levantar cedão e pernas pra quem te quero....
Amanhã eu conto pra vocês minha nova odisséia... caminhar pela manhã... Engraçado... o único esporte que não me cansava pela manhã era a natação... só que ainda estou meio sem grana para academia... preciso receber meu primeiro salário para fazer meu primeiro investimento em atividade física... por enquanto fico com a tradicional e barata caminhada no bairro. A gente se vira como pode... 
Hoje assisti 3 filmes catalogo, mas clássicos, pelo menos pra mim: Mensagem para você (Meg Ryan e Tom Hanks), fofo e docinho; A missão (Robert De Niro, Lian Nielsem, Jeremy Irons) maravilhoso; e O Pequeno Princípe (desconheço os atores) CLÁSSICO da sessão da tarde... filme perfeito como era perfeito Antonie de Saint-Exupéry.
Então tá... até amanhã... agora vou começar a ler "De volta ao catolicismo" do Pe. José Fernandes de Oliveiram, ou Pe. Zezinho para os mais íntimos (como eu e a torcida do flamengo)... minha mãe leu e disse que é o bicho... 
Beijo

Cardápio do dia 30/01/2011

Café da manhã 8h00
Aveia + linhaça = 20
Mamão 1 fatia média = 20
Iogurte 100 ml = 20

Lanche 10h45
Maçã 1 unid. = 15

Almoço 11h30
Alface = Livre
Tomate = Livre
Rabanete = Livre
Cenoura 4 col. sopa = 20
Uva passa 1 col. sopa = 10
Pontos preparo = 15
Hamburguer de soja 1 uni. = 21
Macarrão alho e óleo 1 xic. chá = 51
Parmesão 1 col. sopa = 15

Lanche 14h30
Uva passa 1 col. sopa = 10

Lanche 15h30
Pão mandi 1 unid. = 50
Queijo branco ligth 1 fatia fina = 7,5
Mel 1/2 col. sopa = 6,5

Jantar 19h00
Macarrão alho e óleo 1 xic. chá = 51
Ovo pochê 1 unid = 21
Couve = Livre

Total de pontos = 363


Cardápio do dia 29/01/2011

Café da manhã 8h00
Aveia + linhaça = 20
Mamão 1 fatia média = 20
Iogurte 100 ml = 20


Lanche 10h30
Café expresso = Livre
Pão de queijo = 89


Almoço 11h30
Pão sírio grande 1 uni. = 60
Alface = Livre
Cenoura 4 col. sopa = 20
Coalhada = 12
Maionese ligth 1 col. sopa = 7
Pontos preparo = 15


Lanche 15h30
Ameixa seca 5 unid. = 15


Jantar 18h00
Pão de forma 2 fatias = 35
Hamburguer de soja 1 unid. = 21
Queijo branco 1 fatia = 15
Alface = Livre
Tomate = Livre
Jiló = Livre
Pontos preparo = 15


Chá = Livre
Mel 1/2 col. sopa = 6,5


Total de pontos = 370,5


OBS: Bom, deu pra reparar a importância que é dividir bem os pontos entre todas as refeições diárias... o pão sírio quase me tira do "sério"... mas acho que o que desequilibrou tudo mesmo foi o pão de queijo no lanche da 10h30... passei os pontos... preciso me controlar mais... O chá com mel foi para uma gripe safada que esta tentando me dominar... mas eu sou mais forte que ela e meu chá é poderoso!!!







Cardápio do dia 29/01/2011

Café da manhã 8h00
Aveia + linhaça = 20
Mamão 1 fatia média = 20
Iogurte 100 ml = 20


Lanche 10h30
Café expresso = Livre
Pão de queijo = 89


Almoço 11h30
Pão sírio grande 1 uni. = 60
Alface = Livre
Cenoura 4 col. sopa = 20
Coalhada = 12
Maionese ligth 1 col. sopa = 7
Pontos preparo = 15


Lanche 15h30
Ameixa seca 5 unid. = 15


Jantar 18h00
Pão de forma 2 fatias = 35
Hamburguer de soja 1 unid. = 21
Queijo branco 1 fatia = 15
Alface = Livre
Tomate = Livre
Jiló = Livre
Pontos preparo = 15


Chá = Livre
Mel 1/2 col. sopa = 6,5


Total de pontos = 370,5


OBS: Bom, deu pra reparar a importância que é dividir bem os pontos entre todas as refeições diárias... o pão sírio quase me tira do "sério"... mas acho que o que desequilibrou tudo mesmo foi o pão de queijo no lanche da 10h30... passei os pontos... preciso me controlar mais... O chá com mel foi para uma gripe safada que esta tentando me dominar... mas eu sou mais forte que ela e meu chá é poderoso!!!







sábado, 29 de janeiro de 2011

Cardápio do dia 28/01/2011

Café da manhã 7h30
Mamão 1 fatia média = 20
Aveia + linhaça 1 colher de sopa = 20
Iogurte natural 100 ml. = 20


Lanche 10h00
Maçã 1 uni. = 15


Almoço 11h30
Alface = Livre
Tomate = Livre
Cenoura 4 col. sopa = 20
Arroz 3 col. sopa = 30
Feijão 3 col. sopa = 15
Ovo 2 unid. = 42
Pontos preparo = 15
Jiló = Livre


Lanche 15h30
Barra de Cereal = 26


Jantar 18h00
Alface = Livre
Tomate = Livre
Mostarda = Livre
Hamburguer de soja = 21
Jiló = Livre
Pontos preparo = 15


Festa Malú 
Beijinho 1 unid. = 14


Total de pontos = 323

Vitória!!

Uhu!!
Eu consegui!!! Me controlei e venci uma batalha muito importante!!
Lembra que eu comentei que ontem era a festa de aniversário da minha sobrinha Malú, e que seria uma prova de fogo?? Pois bem, eu venci essa prova de fogo... não comi um só salgadinho... e não tomei um só gole de refrigerante (não tinha nada zero ou diet!!)...
VITÓRIA SIM! Sem concessões, afinal, eu já tinha aproveitado a festa do Arhur... e não precisava me "esparramar" na festa da Malú...
Olha eu sei que parece pretensioso ou chato... mas GENTE... reforço o que falei, não podemos fazer concessões... não podemos fazer da dieta uma exceção... O esforço deve ser diário e devemos nos lembrar do objetivo... 
Concordo que não devemos ficar nos culpando depois de um deslize... isso é necessário... pois se nos culparmos acabaremos desanimando e desistindo... é muito mais fácil comer do que deixar de comer....
Mas não devemos deixar margem para o deslize... ou seja... CONTROLE TOTAL!!!
Ir para a festa já com a convicção de que vai se segurar... de que vai seguir a dieta... e manter o foco... O negócio é não sair de casa com a intenção de "enfiar o pé na jaca" pensando: "amanhã eu faço uma desintoxicação"... ILUSÃO!! 
Gente, posso estar sendo dura... mas eu já fiz isso antes (aliás, faço isso desde os meus 11 anos!!), sei o que estou falando... Mudar de hábito é difícil eu sei... já falamos disse tantas vezes... mas é preciso DISCIPLINA... 
Fiquei irritada na festa... e sabe porque? Porque eu não podia comer nada!! Ai o que eu fiz? Comecei a reparar as pessoas na festa... o quanto as pessoas comiam... não sei se foi educado... mas funcionou... minha raiva passou... e você deve estar se perguntando: o que uma coisa tem haver com a outra?! Simples: olhei os mais comilões... um pesando 150 kg e a outra pessando 100 kg... e pensei: não quero ser assim!!! Quero ter autocontrole, quero me sentir bem comigo mesma... com minhas roupas... com minha saúde... 
Ai eu percebi... que era irracional sentir irritação porque não estou comendo isso ou aquilo... porque coxinha, rissoles, esfirra, quibe, canapé, brigadeiro, beijinho, bolo de aniversário... não vão deixar de existir porque eu não comi na festa... muito pelo contrario... eles sempre estarão presentes em qualquer festa... em qualquer padaria... e eu vou poder comer (com muita moderação) quando alcançar meu objetivo.
Tem tanta coisa que eu amo comer... aliás quase tudo!! Então se começar a fazer concessões... já sei qual vai ser o meu fim... 110,4 kg (ou mais!!!!).
Eu comparo as pessoas que se alimentam bem... que comem moderadamente... não vejo nenhuma delas reclamando da vida... sofrendo ou chorando por uma coxinha ou rissoles... GENTE NÃO FAZ FALTA!! 
Comemos por prazer... e esquecemos que o alimento é combustível!! Você coloca gasolina ruim no seu carro?? Mas se entope de fritura e gordura!! Vai entender o ser humano!!
A máquina mais cara e insubstituível é a que menos valorizamos!!
A bronca serve pra mim... 
Eu preciso URGENTEMENTE iniciar uma atividade física e estou enrolando... dando desculpa pra boi dormir...
É hora de virar a mesa!!
Forte abraço!!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Recomeçar

Que ciclo vicioso o meu... começa e recomeça... 
Acho até que deveria ser... começa e recomeça... recomeça e recomeça... 
Em 6 anos minha vida profissional começou... e não para de recomeçar...
Estou abrindo um novo ciclo... um novo tempo... um ano novo...
Acabei de ser contratada por um escritório de São Paulo e estou muito feliz...
Ansiosa... estou tão ansiosa que já tinha até pensado que tudo tinha dado errado... (pessimismo - mau hábito que estou trabalhando).
Por fim, hoje, fui apresentada formalmente à todos os colegas de trabalho como a mais nova contratação... seguido de uma lista (enorme) de documentos que deverão ser apresentados para a formalização da contratação.
Estou feliz... mas muito ansiosa... como nunca, penso eu... agora estou diante do maior desafio da minha vida, a melhor oportunidade... e tudo depende de mim (e da ajuda imprescindível de Deus).
Estou compartilhando isso com vocês porque eu sei que a vida é igual uma montanha russa... sobe e desce... as vezes vai rápido as vezes de vagar... A vida tem vários estágios... E muitas vezes desanimamos com o momento presente... esquecemos de valorizar o passado de forma ponderada e racional... deixamos de viver o presente com medo do futuro...
O ser humano precisa mais do que nunca a racionalizar... olhar as situações de forma racional... o seu momento é o agora... é dele que depende o futuro... sua postura diante da vida nos momentos mais adversos é que definirá como será o futuro e o passado de cada um de nós.
O passado tem muita importância, é nele que sustentamos nossas certezas... e refletimos com as experiências (boas ou más) vividas... tirando lições para viver melhor o presente... e vivendo melhor o presente teremos um futuro ainda melhor... Viu? É um ciclo!!
Aprendi muito... aprendi na dor, no amor... sozinha, em equipe... errando, acertando... observando o erro alheio e sendo observada...
Uma coisa que aprendi... quando tudo parecer péssimo... quando se sentir horrível consigo mesma... pegue um papel, uma caneta e comece a listar o nome das pessoas que gostam de você... em seguida comece a listar as qualidades que todas essas pessoas sempre apontam existir em você... e de repente... você será surpreendida com um sorriso nos lábios... (cara isso é melhor que chocolate!!).
Não é fácil mudar anos de pensamentos e hábitos negativos... depende da sua disposição em começar... e quem deu o primeiro passo.... já esta mais perto do final da jornada.


O melhor de tudo isso: AINDA TENHO MUITO À APRENDER!!


Feliz!! 


Boa noite! E obrigada por me seguirem... vocês nem imaginam o quanto tem sido importante para mim esse espaço!!


Bj



Cardápio do dia 27/01/2011

Café da manhã 7h30


Mamão 1 fatia média = 20
Aveia + linhaça 1 col. de sopa = 20
Iogurte natural 100 ml. = 20


Lanche 10h00


Maçã 1 unid. = 15


Almoço 11h30


Alface = Livre
Pontos preparo = 15
Cenoura 4 col. sopa = 20
Abobrinha 4 col. sopa = 20
Arroz 3 col. sopa = 30
Feijão 3 col. sopa = 15
Ovo de galinha cozido 2 unid. = 42


Lanche 15h00


Maçã 1 unid. = 15


Jantar 18h30


Alface = Livre
Tomate = Livre
Mostarda = Livre
Pão de hamburguer 1 unid. = 50
Hamburguer de soja 1 unid. = 21
Queijo parmesão 2 col. sopa = 30
Pontos preparo = 15
Beijinho = 14


Total de pontos = 361

Cardápio do dia 26/01/2011

Café da Manhã 7h30


Mamão 1 fatia média = 20
Aveia + linhaça 1 col. sopa = 20
Iogurte natural 100 ml. = 20


Lanche 10h30


Maça 1 unid. 15


Almoço 11h30


Alface = Livre
Tomate = Livre
Cenoura 4 col. sopa = Livre
Abobrinha 4 col. sopa = Livre
Arroz 3 col. sopa = Livre
Feijão 3 col. sopa = Livre
Hamburguer de soja 1 unid. = 21
Azeite = 10
Pontos preparo = 15


Lanche 18h00


Maça 1 unid. = 15


Jantar 20h00


Alface = Livre
Tomate = Livre
Arroz 3 col. sopa = 30
Feijão 3 col. sopa = 15
Beijinho 6 unid. = 84
Torrada = 20
Parmesão = 60
Patê de queijo c/ tomate seco = 50
Pontos preparo = 15


Total de pontos = 495


OBS: não coloquei a quantidade de torrada porque eram mini torradas... ai fiz o cálculo dividindo uma torrada em quatro... o parmesão era em pedaço... mas calculei como se fosse ralado e em colheres de sopa... acho até que exagerei na contagem... mas melhor assim... fico com mais vergonha e melhoro....

Tá... eu confesso... foi eu!!!

A culpa foi minha sim!!
Afinal de contas auto controle é auto controle... e não controle de terceiro...
Não esta entendendo?
Ontem foi aniversário do meu sobrinho... (Arthur, a tia te ama!!!)
Fui me aguentando.... coca zero... coca zero... coca zero... e........... torradinha com patê de tomate seco com mussarela.... afffffffffffffffffffffff... não tinha pepino em conserva não meu?! Pô... acabei comendo um e outro... ai parei... coca zero... coca zero... coca zero... muito alface com tomate... mas muito mesmo (pra compensar a vontade de comer outras coisas.... e 3 colheres de sopa de arroz de galinhada (não posso comer carne mesmo...) 3 colheres de feijão batido... coca zero... coca zero... mas na hora do parabéns... ainda bem que o bolo é de chocolate (não posso comer chocolate mesmo...) 6 (seis, meia dúzia...) de beijinhos............. affffffffffffffffffff... odeio essa falta de controle!!! Podia ter comido um só né... não, desatei a comer docinho... e quando estava no sexto... coca zero coca zero coca zero... Juro sozinha tomei 1,5 Lt. de coca zero....
Mas... brincando de Poliana... TUDO BEM.... PODERIA TER SIDO PIOR!!! E poderia mesmo... isso eu tenho certeza...
Mas hoje, estava eu olhando os "corpitius" da mulherada e pensei: PODERIA TER SIDO MELHOR!!! CONTROLE-SE MULHER!! VOCÊ É AQUILO QUE VOCÊ COME!!!!
Não estava me sentindo culpada pelo "deslize", me senti MOTIVADA  à ser mais forte na próxima ocasião... que será amanhã... olha que benção!!!! afffffffffffffff
Amanhã é a festa de aniversário da Maria Luiza... minha sobrinha (Malú a tia te ama!!) ou seja... hora de testar o que acabo de escrever...
Maravilha esse negócio de compartilhar experiências via net... o caminho é ser honesta com você, assim você não "sabota" a dieta com tanta freqüência...
Ah... deixa eu concluir... ai estava eu... linda e loira... seguindo meus pontos à risca... com o jantar planejado pra hoje... (eu tinha um limite de pontos pré estabelecido) quando chego em casa e me deparo com: meu sobrinho Miguel (Miguel, a tia te ama!!!!)... beleza... consegui manter os pontos... até que fui procurar na geladeira um brigadeiro para o Miguel... (tudo bem eu não como chocolate mesmo!) e encontrei com um beijinho... Passei 15 pontos na dieta de hoje... PODIA SER PIOR: meu beijinho estava acompanhado por mais 5 beijinhos... ou seja: era uma quadrilha contra a minha dieta!!! Fui forte... e para não ter agravantes... fiquei na "dietacídio" simples...
Vou postar meu cardápio de ontem e hoje... depois quero compartilhar um pouquinho da minha felicidade com vocês...
Já volto!!

Bj
 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vida social e a Reeducação alimentar...


Vida social e a Reeducação Alimentar


Se você pensa que Reeducação Alimentar e uma vida social cheia de compromissos são duas coisas que não combinam, pode mudar de idéia. Ter uma alimentação saudável está longe de ser uma atividade chata. Planejamento é a palavra-chave para que tudo saia como você espera. È necessário e possível manter a linha e alcançar o peso ideal sem precisar abrir mão de ocasiões especiais ou datas festivas com os amigos e a família.
Então confira abaixo as dicas, pondo à prova qualquer desculpa de quem está protelando o início de um Projeto de Reeducação Alimentar.
Meu namorado me convida para jantar
Antes de iniciar seu jantar romântico, confira se é possível checar o cardápio no site do estabelecimento. Isso é uma ótima idéia, pois quando chegar ao local já saberá exatamente o que pedir, optando por uma alimentação saudável e equilibrada. E tem mais: se achar que o restaurante atende às suas necessidades, ainda há tempo de escolher outro antes mesmo de sair de casa.
Importante:
- Pare de comer quando estiver satisfeito. Não precisa limpar o prato só porque você pagou por ele. Isso poderá ter um custo emocional muito alto, como arrependimento, insegurança e impotência. Sem esquecer o custo calórico.
Meus amigos fazem um churrasco
Como regra geral, comece a refeição com um prato grande de saladas com folhas e legumes cozidos. Os legumes e hortaliças, além de serem ricos em vitaminas e minerais, são fontes de fibras. Proporcionam maior saciedade, fazendo com que haja um maior controle no consumo dos pratos quentes. Utilize temperos mais leves, com pouco azeite, vinagre, shoyo e sal. Evite acrescentar frios como queijos amarelos, salame, presunto, dentre outros embutidos no seu prato.
Importante:
- Prefira um suco natural ou água para beber.
Se não resistir a uma sobremesa, prefira as frutas, que têm poucas calorias e contribuem para a sensação de saciedade, além de ajudarem na digestão graças às fibras.
O pessoal do trabalho sempre sai para uma happy hour
A primeira alternativa é substituir uma refeição. Como, na maioria das vezes, a ida ao barzinho é à noite, após o expediente, substitua o jantar. Mas também é preciso controle para não extrapolar nas calorias. Se possível, procure se alimentar antes de sair para o barzinho, assim você sabota seu projeto e não consome calorias em excesso.
Importante:
- Evite a bebida alcoólica.
- Opte pelo suco natural, pela água ou pelo refrigerante diet, light ou zero.
- Os melhores petiscos são os assados e as carnes grelhadas.
E se mesmo assim você ainda exagerar não deixe que isso funcione como uma desculpa para o final de semana inteiro ser dedicado a excessos alimentares.
Há um aniversário de criança para ir
Nos aniversários, cheios de guloseimas deliciosas e calóricas, o cuidado também precisa ser grande (ou todo o esforço da semana vai a perder).
Importante :
Nada de levar o que sobrou da festa para casa.
Tendo esses alimentos à disposição, as chances de sair de sua dieta são maiores
Cuidados especiais para ocasiões especiais
1) Não vá para a festa de estômago vazio. A técnica de não comer nada durante todo o dia para depois aproveitar ao máximo não é nada saudável. Chegar à festa com um apetite enorme vai pôr tudo a perder, pois você vai querer provar o que encontrar pela frente. O melhor mesmo é fazer uma refeição light com alimentos leves antes de sair de casa, como um iogurte, uma fruta ou uma barrinha de cereais, assim você poderá desfrutar da festa sem excessos.
2) Tire o foco da comida e concentre-se nas pessoas. O objetivo de uma ocasião especial é reunir familiares e amigos. Aproveite para colocar a conversa em dia, contar as novidades, de preferência longe da mesa ou até de costas voltadas para ela, assim o risco de petiscar durante a noite toda diminui.
3) Escolha o que vai comer. Procure avaliar, antes de fazer o seu prato, todos os alimentos disponíveis. Haverá sempre opções mais saudáveis como saladas, sucos, lanches naturais, assados, grelhados, salada de frutas. Encha o prato com estes alimentos.
4) Coma devagar para saborear bem o alimento. O ato de se alimentar lentamente favorece a assimilação do alimento pelo organismo, gerando maior saciedade com menor consumo.
5) Faça com que esses eventos sejam exceções e não uma regra. Alguns deslizes de vez em quando são normais, o importante é não permitir que sejam freqüentes. Tenha controle da situação.
Não use um exagero como desculpa para permitir outros.

Reeducação alimentar exige mudança de hábitos


Reeducação alimentar exige mudança de hábitos

A reeducação alimentar é o grande aliado para que se possa conseguirperder peso e principalmente manter o peso sonhado. O segredo está em saber selecionar o alimento, dosar as quantidades e, principalmente, saber fazer substituições. Precisamos adquirir novos hábitos alimentares, passando a ter uma nova visão sobre alimentação.
Esta deve ser feita de forma controlada, visando sempre o bem estar mental e corporal. Está errado quem tenta procurar na comida uma fuga ou solução para situações que nada tem a ver com ela. Se estiver insatisfeito com o trabalho, ou estiver ansioso, nervoso…, de nada adianta se entender com a comida se não houver uma fome real, por necessidade do organismo. Ao final, além do problema com o trabalho, terá também o problema com o excesso de peso.
Busque a solução certa para cada situação. O alimento pode ser a válvula de escape de mais fácil acesso, mas isso só o deixará mais frustrado quando passada a compulsão. Reeduque sua alimentação e mostre a você mesmo que é possível ficar de bem com a balança por muito e muito tempo.
Reeducação Alimentar ↔ Novos hábitos Alimentares ↔ Manter o Peso Sonhado
Aqui vão algumas dicas:
  • Descanse os talheres no prato entre uma garfada e outra, não se esquecendo de mastigar muito bem os alimentos.
  • Não dê intervalos maiores que 3 horas entre as refeições.
  • A atividade física deve estar sempre presente.
  • Quando for a uma festa imagine que o mais interessante será o encontro com os amigos, a conversa jogada fora e não os aperitivos ou o jantar que será servido.
  • E lembre-se: Faça escolhas para atingir seus objetivos. E tenha consciência de que toda escolha implica em perdas e ganhos. Por isso, tenha sempre claro quais são suas prioridades.
FONTE: Fundação Tiradentes (adaptado)

A Trilogia da Mudança


A Trilogia da Mudança


Que tal uma mudança?
Uma mudança além do visual?
Uma mudança mais profunda e verdadeira?
Em um determinado momento cada um estabelece prioridades. Estas prioridades são listadas mentalmente. Quando chega a hora de “materializar” e “concretizar” as prioridades, uma revolução interna é deflagrada.
Quando uma destas prioridades é EMAGRECER, toda e qualquer sensatez e objetividade fica a mercê das dúvidas, receios, desculpas.
Somos identificados por 3 verbos: pensar, agir sentir.
Cada um de nós tem características próprias que podem ser resumidas a estes verbos. Existem pessoas que primeiro pensam, depois sentem e aí agem. Outras sentem, pensam e agem.
O importante é que  no momento de seguir um processo de emagrecimento, a maioria segue esta seqüência verbal: SENTE, PENSA e AGE.
O primeiro verbo, que é o sentir, leva a pessoa a ter sensações estranhas, onde os sentimentos são confusos e estranhos.
SENTE necessidade em emagrecer, pois se SENTE mal fisicamente e emocionalmente. SENTE carência afetiva, pois é diferente de uma grande maioria. SENTE vergonha, SENTE desprezo, SENTE raiva, SENTE autopiedade. SENTE, SENTE, SENTE.
Após sentir muito e fazer um grande exercício do verbo sofrer, inicia-se opensar.
PENSA por onde começar, como e de que forma.
PENSA principalmente nas coisas não muito favoráveis como os sacrifícios, as privações, as vontades, a balança, os números a serem atingidos.
Pensando, o tempo e a energia gasta são muito intensos.
Durante este processo do pensar todo filme da vida é revisto, portanto mais sofrimento, mais dor, mais dúvidas e inseguranças… É neste momento que a elaboração daquela vontade e necessidade que foi sentida, começa a ser concretizada.
Não dá pra ficar apenas no sentir e pensar. É muito desgaste, então é chegada a hora do AGIR.
Após algum tempo, a necessidade de uma atitude é cobrada incansavelmente.
O corpo pede, o coração pede, a alma pede…

Mudança de Hábito



Mudança de Hábito

O processo de emagrecimento exige uma reestruturação não apenas dos hábitos alimentares, mas também do estilo de vida. Contrariando o desejo de muitos, que gostariam que as mudanças fossem imediatas, estas geralmente se dão de forma gradual.
Um estudo realizado pela University of Rhode Island descreve a existência decinco fases pelas quais passam aqueles que almejam o emagrecimento. Compreender estas fases permite ao indivíduo avaliar o período de mudança em que se encontra e melhor organizar-se para alcançar seus objetivos.
primeiro estágio é aquele em que a pessoa não reconhece a necessidade de mudança e a busca de ajuda se dá mais pela pressão de familiares e amigos do que pelo desejo pessoal. Este é o período em que as intervenções médicas e terapêuticas surtem menos efeito, pois não se pode contar com o esforço do paciente.
A pessoa só deixa esta fase e passa para o estágio seguinte quando é capaz de refletir sobre si mesma e sobre seu problema e começa a sentir-se insatisfeita com sua condição.
O estágio seguinte tem início no momento em que o indivíduo sente necessidade de superar sua dificuldade, mas não consegue ainda comprometer-se com a mudança. Há um embate interno entre manter a satisfação gerada pelos alimentos ou privar-se de parte deste prazer. Aqui deve-se buscar compreender os fatores de ordem prática ou de ordem emocional (por ex. uso do alimento para alívio de tensões) que podem estar dificultando o início da ação. Neste momento, o auxílio de profissionais como psicólogos e nutricionistas faz-se muito importante.
próxima fase é aquela em que se começa a dar os primeiros passos rumo à mudança, mesmo que ela ainda não seja total. Aqui a pessoa começa a fazer exercícios ou a comer um pouco menos, mas não segue à risca as normas propostas e os resultados não ocorrem como desejado.
Neste estágio, um dos pontos mais importantes é a formação de uma rede de apoio que permita a troca de experiências com aqueles que conseguiram reeducar sua alimentação.
Esta interação possibilita que se compartilhe estratégias sobre como seguir o programa físico e alimentar de forma mais eficiente, além de oferecer ao indivíduo o incentivo de que necessita pra seguir em frente. Aqui o apoio profissional é também importante, pois oferece informações e orientações práticas que auxiliarão na adoção de novos hábitos.
quarta fase é aquela em que a mudança de atitude finalmente ocorre. Aqui a pessoa passa a adotar estratégias que ajudem a mantê-la longe das tentações: guarda os alimentos longe de seu campo de visão, não vai ao supermercado sem uma lista de compras previamente definida, evita comer enquanto realiza outras atividades, enfim, age de forma a colaborar com seu emagrecimento.
É neste momento que a pessoa recebe o reconhecimento daqueles à sua volta e sente-se entusiasmada com seu desempenho. Após estas conquistas, a última fase é a de manutenção onde todos os hábitos adotados devem continuar a serem seguidos. Para isto é muito importante que o indivíduo consiga organizar sua rotina e seu ambiente de forma a facilitar que os comportamentos desejados perpetuem.
Tão importante quanto reconhecer em que estágio de mudança cada pessoa se encontra, é saber que estes estágios podem ser interrompidos por recaídas, durante as quais ocorre uma regressão a uma fase anterior. Mas isto não significa que tudo está perdido: as recaídas não devem ser vistas como um fracasso consumado, mas sim como uma oportunidade de aprendizado para que se evite erros futuros. Caso as recaídas sejam muito frequentes ou caso a pessoa sinta que o processo de mudança de hábitos está sendo impedido por barreiras intransponíveis, a consulta a um profissional especializado se faz indicada.
Fonte: Cyberdiet


http://www.maisqualidadedevida.com.br/mudanca-de-habito/